Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

DEPRESSÃO??? CONHECER PARA SE CUIDAR!!!

A depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, produzindo uma profunda e anormal tristeza. Todas as pessoas, independentemente de sua faixa etária podem ser atingidas, mas a ocorrência da doença nas mulheres é duas vezes maior que a dos homens. A doença tem variações em crianças e idosos, embora as ocorrências sejam frequentes em ambos os grupos.


DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA
A depressão como doença, designada como transtorno depressivo, nem sempre possibilita detectar quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida. Isso diferencia a depressão enquanto DOENÇA das reações de ajustamento depressivo, porque nestas circunstâncias é possível localizar o que desencadeia as reações.

As causas de depressão são múltiplas e podem, somadas, iniciar a doença. Fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais), ambientais, sociais, psicológicos, além das questões constitucionais da pessoa possibilitam o aparecimento da doença, apresentando: ESTRESSE- ESTILO DE VIDA- ACONTECIMENTOS VITAIS (crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, complexos diversos, entre outros).

SENTIMENTOS DA PESSOA COM DEPRESSÃO
os sentimentos PODEM ser indicativos de depressão (ATENÇÃO: NÃO É UMA REGRA, APESAR DE ACONTECER COMBINAÇÕES DO QUE VAMOS EXPOR):
- sentimentos de fracasso por momentos presentes ou passados;
- sentimentos de que não tem valor, que se é inútil (embora somente na própria concepção);
- sentimentos de culpa em demasia, entre outros.

As situações acima são ocorrências do dia-a-dia e podem deixar o indivíduo com tais pensamentos. Outras pessoas podem ainda ter dificuldade em pensar, sentindo-se com falhas para se concentrar ou para tomar atitudes antes comuns e normais, de rotina. Sente-se também incapaz de tomar decisões, exagerando os efeitos "catastróficos" de suas possíveis decisões erradas.

Isso sem falar no pessimismo ou negativismo que envolve as pessoas que estejam doentes de depressão ou passando período depressivo.

ESTE ASSUNTO CONTINUA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS.

Minha lista de blogs