Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

SAIA DO SEDENTARISMO! PRATIQUE EXERCÍCIOS!!! (DICAS)


Já virou preocupação do Governo e da sociedade a questão da obesidade. Quem assistiu ao Globo Reporter (Rede Globo, 11/03/11) pode ver que o percentual de pessoas obesas tem se elevado. O que era comum nos Estados Unidos agora está acontecendo no Brasil.





É mesmo? Você acredita que as mulheres são mais vaidosas do que os homens? Sim, elas são, mas no tocante a atividades físicas e no tocante às gordurinhas (que apesar de estar no diminutivo não são poucas) os percentuais quase chegam à se encontrarem.


Uma das desculpas mais freqüentes de quem leva vida sedentária é a falta de tempo. Mas, na realidade, é necessárioacontecer uma mudança de costumes e hábitos.
Acredite. Podemos queimar calorias em atividades corriqueiras, como subir escadas. Deixar de usar o elevador para subir dois andares por exemplo pode ser um bom exercício.
Quem sobe três andares pela escada, gasta 226 calorias. O cálculo é simples: considerando-se, em média, 18 degraus por andar, deve-se multiplicar 18 x 3 x 0,06. E multiplicar o resultado, novamente, pelo peso. Considerando-se um peso médio de 70 kg, seriam consumidas 226 kcalorias.
Se você for do tipo paquerador(a), um beijo de um minuto gasta 8 kcal.
Uma caminhada rápida, suando a camisa, queima cerca de 500 kcal/hora. Quem vai para o trabalho de ônibus ou metrô, pode descer uns 500 metros (um ponto) antes do ponto ou da estação. Caminhará uns cinco minutos, suficientes para queimar cerca de 40 kcal. As pessoas não se dão conta de que fazer compras no supermercado, além de consumir tempo, também contribui para combater o sedentarismo. Uma hora fazendo as compras semanais no supermercado pode significar menos 270 kcal.
Ao contrário da música de Roberto Carlos, nem tudo o que é bom “é ilegal, é imoral ou engorda”. Uma relação sexual queima 700 kcal/hora. E os adeptos do videogame não podem ser acusados de desleixo com os exercícios físicos. Uma divertida hora jogando videogame queima 108 kcal. É claro que jogar futebol (580 kcal) tem efeito mais intenso. E, para quem gosta, dançar rapidamente equivale a menos 605 kcal/hora.

Quer mais algumas dicas?
1. Não fique parado. Se trabalhar num escritório (assistentes administrativos) ou em salas de aulas, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.
2. Suba pela escada até três andares, e desça até cinco, ou mais, se o preparo físico permitir. Esteja em salto alto, pois isto desequilibra e pode levar a quedas e entorses. Também não é adequado para quem tem doença ortopédica em joelhos e tornozelos.
3. Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.
4. Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).
5. Em shoppings, vá pela escada.
6. Faça ginástica laboral em seu escritório ou demais ambientes de trabalho. Se não houver, sugira que seja criada.
7. Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 kcal/hora); passeie com o cachorro (150 kcal); toque bateria, se os vizinhos não se incomodarem (110 kcal); arrume a cama (60 kcal/hora).
8. Limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.
9. Faça alguns alongamentos a cada hora, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Ajuda a relaxar, melhora a concentração e... queima calorias.
10. Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordam. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas – nozes, amêndoas ou castanha do Pará).
Esses exemplos são fáceis de seguir. Não dependem de gastar com academias.
Os males mais comuns que ocorrem por questões de sedentarismo (e podem também ser por outras questões) são: hipertensão arterial, doenças cardio-vasculares, diabetes, entre outras, inclusive a DEPRESSÃO PODE SER COMBATIDA TAMBÉM COM A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS. COnsulte seu médico e tenha uma vida saudável.
Vale zelar pela saúde e prevenir situações de risco que nos envolvem individualmente como consequência de peso e sobrepeso!

Minha lista de blogs