Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

LIÇÃO 3- EBD- 17/04/2011 O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


Uma das doutrinas principais das Escrituras é o batismo no Espírito Santo.
A terceira lição da revista da Escola Bíblica Dominical vai trazer bom aprofundamento sobre o tema, porém, vamos dar aqui nossa contribuição no tema proposto.

Inicialmente, cabe ressaltar que o Batismo no Espírito Santo não foi uma experiência restrita aos cristãos relacionados em At 2, pois continua ocorrendo aos que crêem.
O Batismo no Espírito é para todos os que confessam e professam a fé em Jesus Cristo, tendo passado pelo processo do novo nascimento e, pelo novo nascimento, recebem o Espírito Santo para neles habitar. Este habitar do Espírito Santo na pessoa que confessa e professa a Jesus Cristo como Senhor e Salvador não é o Batismo no Espírito, aqui se trata da questão da regeneração. O Batismo no Espírito Santo vai mais além, como veremos na lição e neste subsídio.

O Batismo no Espírito Santo foi algo que Jesus ensinou a seus discípulos quando lhes instruiu acerca do testemunho que levariam às nações, recomendando-lhes que aguardassem a promessa de serem batizados no Espírito Santo e revestidos do poder do alto (Lc 24.49; At 1.4-8). E, aborando esta questão, fica claro que na missão terrena do ministério de Jesus havia o propósito de batizar seu povo no Espírito Santo (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16 e Jo 1.33).


Já sabemos que o Batismo no Espírito Santo é diferente de regeneração, sendo ambas as situações efetuadas pelo Espírito Santo. Também não é batismo no Espírito Santo a obra santificadora do Espírito. No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, Ele assoprou sobre seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”, Jo 20.22, para deixar claro que a regeneração e a nova vida estavam-lhes sendo concedidas. Depois, Ele lhes disse que também deviam ser “revestidos de poder” pelo Espírito Santo (Lc 24.49; At 1,5-8).

Assim, esse batismo é uma experiência que vem à seguir à regeneração.

O Batismo no Espírito Santo teve início no dia de Pentecoste, quando os discípulos experimentaram a plenitude do Espírito (At 1.5; 2.4).

Uma leitura em Lc 1.15,67, apontará para o fato de que pessoas foram cheias do Espírito Santo antes do dia de Pentecoste. Mas devemos notar que Lucas não escreve “batizados no Espírito Santo”, visto que o Batismo no Espírito, propriamente dito, só ocorreria após a ascenção de Cristo, especificamente no dia de Pentecoste (At 1.2-5; Lc 24.49-51; Jo 16.7-14.

Continua amanhã na postagem de amanhã, sábado, 16/04/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs