Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2011

6ª LIÇÃO EBD CPAD- DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS



DESENVOLVIMENTO DE SUBSÍDIO DA 6ª LIÇÃO- PARA DOMINGO 08/04/2011
DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS

Os dons que manifestam a sabedoria de Deus são: o Dom da Palavra da Ciência (pelo qual o Senhor habilita uma pessoa a saber de fatos que só pela revelação divina poderiam ser conhecidos, como foi o caso de Pedro, a quem Deus fez conhecer a fraude de Ananias e Safira); o Dom da Palavra da Sabedoria(pelo qual o Senhor concede sabedoria para a resolução de problemas vitais relacionados à vida na igreja, como foi no caso do Concílio em Jerusalém, acerca das práticas que os gentios recém-convertidos deveriam ter no dia a dia); e o Dom de Discernimento de espíritos(pelo qual o Senhor nos concede a capacitação de distinguir se determinada manifestação vem do Espírito de Deus, do espírito humano ou de Satanás).
Cremos que os dons que manifestam a sabedoria de Deus são de extrema importância em nossos dias, como sempre o foram desde a Igreja Primitiva, pois através desses dons a Igreja de Cristo passa a conhecer as coisas de forma sobrenatural. Em nossos dias, onde reinam a mentira e a falsidade também em relação a assuntos espirituais, Deus espera que a Igreja utilize os dons de sabedoria para que ela se mantenha pura e pronta para o retorno do Senhor.

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
1. Os dons espirituais. Já dissemos na aula anterior que os dons espirituais são dádivas, são favores imerecidos que Deus concede aos homens que estão dispostos a servi-lo e que, por obediência, já alcançaram o batismo com o Espírito Santo. Eles decorrem do exercício da infinita misericórdia divina, não havendo, portanto, qualquer merecimento, qualquer mérito por parte daqueles que são aquinhoados pelo Espírito Santo com um dom espiritual. O dom espiritual é concedido não porque alguém seja mais espiritual ou melhor do que outro, mas em virtude da soberana vontade do Senhor. Quem o diz não somos nós, mas a própria Palavra de Deus: “Mas um só mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1Co 12:11). Quem recebe um dom espiritual deve estar consciente que, em razão deste dom, não foi feito melhor dos que os demais irmãos, mas, bem ao contrário, foi-lhe dada uma responsabilidade ainda maior, de forma que deverá sempre usá-lo conforme a vontade do Senhor e de acordo com as Escrituras, pois deve sempre exercer este dom para a glória do nome do Senhor.
2. Classificação dos dons. É comumente dito que os dons espirituais são nove, dizer este que se baseia na lista mais completa de dons espirituais que se encontra em 1Co 12:8-10. Mas Paulo não diz: ‘estes são os dons do Espírito’. Ele simplesmente apresenta a lista, dizendo: ‘Aqui está um dom dado pelo Espírito Santo, eis outro dom dado pelo mesmo Espírito’. Ele está enfatizando que todos os dons vêm do Espírito Santo. Ele é uma pessoa infinita e podemos ter absoluta certeza de que tem uma provisão infinita para atender a cada necessidade.
Além da relação exarada em 1Coríntios 12, que é a mais conhecida e a mais pormenorizada, temos, também, a relação constante de Rm 12:6-8, que não é uma relação tão completa quanto a primeira e que parece misturar dons espirituais com dons ministeriais (até porque o texto não é específico com relação aos dons espirituais como é o anteriormente mencionado). Mesmo se levarmos em consideração apenas a relação de 1Coríntios, não podemos nos esquecer de que um dos itens da relação fala dos “dons de curar” (1Co 12:9), dando a entender, portanto, que há mais de um dom de curar, o que torna, também, precário o entendimento de que os dons espirituais sejam apenas nove.
Assim, não podemos afirmar com respaldo bíblico que somente haja nove dons espirituais. Entretanto, tal posição bíblica não pode servir de base para que se adicionem outros dons de modo aleatório e sem qualquer respaldo escriturístico, manifestações que, no mais das vezes, não se coadunam com os propósitos e finalidades dos dons espirituais, cuja presença na igreja, inevitavelmente, trará confirmação da pregação do Evangelho, edificação espiritual, consolação, exortação e um maior envolvimento da igreja local com o Senhor e a Sua obra.

Para melhor compreensão, podemos dividir os dons espirituais, conforme 1Coríntios 12, em três categorias, a saber:
a) dons de poder: fé, dons de curar, operação de maravilhas - são dons dados pelo Espírito Santo para que as pessoas efetuem demonstrações sobrenaturais do poder divino, com a realização de milagres, de maravilhas e de coisas extraordinárias, que confirmem a soberania de Deus sobre todas as coisas e a Sua presença no meio da igreja. São evidências da onipotência divina no meio do Seu povo.
b) dons de ciência (também chamados “dons de revelação”): palavra da sabedoria, palavra da ciência, dom de discernir os espíritos - são dons dados pelo Espírito Santo para que as pessoas revelem mistérios ocultos aos homens, com a tomada de atitudes e condutas que evidenciem que Deus sabe todas as coisas e que nada lhe fica oculto. São evidências da onisciência divina no meio do Seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs