Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A Comissão Cultural e a Grande Comissão



4ª Lição EBD CPAD- Domingo 24/07/2011
Texto Básico: Gênesis 1:26-30; Marcos 16:15-20

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).


Nesta aula, o foco principal é a Missão Integral da Igreja, a qual visa alcançar as nações com o evangelho de Cristo. Ela não abraça somente a transformação do homem no seu aspecto espiritual, mas, também, no aspecto cultural. O Evangelho é o agente transformador do caráter do ser humano, por isso Deus comissionou à Igreja fazer a evangelização a todos os povos e etnias(Mc 16:15), no afã de possibilitar a restauração do ser humano ao status quo da criação: imagem e semelhança de Deus(quanto ao caráter), dignidade, plena felicidade, comunhão com Deus e vida eterna. Cabe, portanto, à Igreja a responsabilidade de cumprir as ordenanças divinas - a comissão cultural e a grande comissão -, principalmente a Grande Comissão ordenada por Jesus(Mt 28:19,20; Mc 16:15) consoante o lema da Missão Integral da Igreja: “O Evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens”.
I. MISSÃO INTEGRAL - UMA ORDENANÇA DIVINA
1. Uma responsabilidade que vai além da evangelização. Somos cônscios que a evangelização é a missão máxima da igreja. Ela deve pregar o Evangelho em tempo e fora de tempo(2Tm 4:2), em quaisquer circunstancias, a judeus e a gentios, anunciar que Jesus veio salvar o homem, perdoar os nossos pecados e restabelecer a comunhão entre Deus e a humanidade. Todavia, a missão integral da igreja não se limita somente à evangelização, ela alcança todos os aspectos que direcionam o ser humano ao padrão que Deus sempre quis pra ele: paz, justiça, alegria, felicidade, equilíbrio, vida eterna.
No aspecto social, a Igreja deve ser paradigma para todos os segmentos religiosos. Deve estar ciente de que a evangelização e a atividade social não são mutuamente exclusivas. Não somente deve manter interesse pela assistência social, mas, também, deve partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão.
A igreja que não está preocupada com os problemas das pessoas e procura somente o bem espiritual de seus membros, negligenciando a necessidade daqueles que estão à sua volta, não tem manifestado o Reino de Deus; não tem sido sal para a Terra, nem luz para o mundo.
Como bem disse o pr. Wagner Gaby, “o ser humano não é composto apenas de corpo, alma e espírito, mas também possui necessidades físicas e emocionais”. Desta feita, cabe à igreja na plena responsabilidade que lhe foi dada por Jesus Cristo, cuidar do ser humano em sua forma integral(1Co 6.18-20; 1Ts 5.23), “promovendo a sua reconciliação com o Criador e proporcionando-lhe as condições necessárias para que ele sinta a plena comunhão da família de Deus”. A proclamação do Evangelho sempre foi acompanhada de demonstração.
“Toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada. Embora a reconciliação com o homem não seja reconciliação com Deus, nem a ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e o envolvimento sócio-político são ambos parte do nosso dever cristão. Pois ambos são necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo […] A fé sem obras é morta” (Pacto de Lausanne, 1974 - Suíça).
2. A Missão Integral da Igreja. Alguns dizem que a missão da igreja é adorar a Deus. Paulo ensina, em Romanos 12, que o verdadeiro culto a Deus é oferecer-se em sacrifício vivo, o que implica algo mais que a adoração e o louvor na compreensão popular dos conceitos. Alguns dizem que a missão da igreja é evangelizar o mundo. É verdade. Mas aqui cabe perguntar o que isso significa. Seria apenas levar os homens a se decidirem por Cristo? A se tornarem membros de igrejas evangélicas? Ou seria a difusão do Reino de Deus? Ou seria ainda mais a infusão dos valores do Reino na cultura e sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs