Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

sábado, 6 de agosto de 2011

A EFICÁCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO

A Eficácia do Testemunho Cristão
6ª Lição EBD CPAD- p/ domingo 07/08/11


Ser testemunha de Jesus é uma das manifestações do reino de Deus através da Igreja.

INTRODUÇÃO

- Uma das manifestações do reino de Deus é a “marturia”, ou seja, cada discípulo do Senhor ser Sua testemunha, ou seja, prova visível do poder transformador do Evangelho na criatura humana.

- Como testemunhas do Senhor Jesus, passamos a ser luz do mundo e sal da terra e podemos ser chamados pelo mundo de “cristãos”, ou seja, “parecidos com Cristo”, “semelhantes a Cristo”, “pequenos Cristos”.

I - O QUE É TESTEMUNHO

- “Testemunho” é palavra que vem do latim “testimonium”, cujo significado é “depoimento, declaração”. “Testemunho” é “ato ou efeito de testemunhar”; “declaração, depoimento de uma ou mais testemunhas”; ”demonstração cabal, plena; prova”; “afirmação fundamentada; depoimento, comprovação”.

- A primeira vez que a palavra “testemunho” surge na Versão Almeida Revista e Corrigida é em Gn.21:30, quando Abraão apresenta sete cordeiras de seu rebanho a Abimeleque, rei de Gerar, como prova de que o patriarca havia cavado o poço de Berseba, servindo, portanto, de comprovação do pacto que haviam feito para cessar a contenda que havia entre eles. É a palavra hebraica “‘edah” (???), que, como ensina D.H. Wheaton, colaborador do Novo Dicionário da Bíblia, “…sempre se refere à pessoa ou coisa que dá testemunho…” (Testificar. In: DOUGLAS, J.D. (org.). O novo dicionário da Bíblia, t.II, p.1588). É o que encontramos, também, em algumas passagens na história de Israel, coisas que serviam de prova de fatos para o povo como o altar construído pelas tribos de Ruben, Gade e a meia tribo de Manassés (Js.22:34) ou a pedra que serviu de prova do pacto renovado por Israel na velhice de Josué (Js.24:27).

- Dentro desta ideia de “prova”, “declaração” e “depoimento”, o texto bíblico chamou de “Testemunho” o conteúdo do interior da arca do concerto (Ex.16:34; 25:16,21), a palavra hebraica “‘eduwth” (????), derivada da palavra “‘edah”. A importância do “Testemunho” era tanta que a própria arca foi chamada, por vezes, de “arca do testemunho” (Ex. 25:22; 26:33,34; 30:6,26; 31:7; 39:35; 40:3,5,21; Nm.4:5; 7:89; Js.4:16).

- Este “testemunho” que havia na arca eram as tábuas de pedra que reproduziam os dez mandamentos, escritos pelo dedo de Deus (Ex.31:18; 32:15; 34:29; 40:20; Lv.16:13; Nm.17:10), ou seja, o “testemunho” era, como afirma D.H. Wheaton, “…sinal de advertência, lembrete, exortação…”, ou seja, algo que pudesse ser visto e observado, uma prova de algo. Este “testemunho” era tão importante que não só a arca passou a ser chamada de “arca do testemunho”, como também o próprio tabernáculo foi chamado de “tabernáculo do testemunho” (Ex.38:21; Nm.1:50,53; At.7:44) ou “tenda do testemunho” (Nm.9:15; 17:7,8; II Cr.24:6), como também o véu que separava o lugar santo do lugar santíssimo de “véu do testemunho” (Lv.24:3).

- Também passou a ser chamado de “testemunho” a cópia da lei que Moisés deixara para o povo (Dt.31:9), mais precisamente a cópia da lei que deveria estar diante do rei (Dt.17:18,19), como se verifica nos dias de Joás (II Rs.11:12; II Cr.23:11). Passou-se, então, a se chamar de “testemunho” a própria lei como um todo, como se vê no Sl.19:7; 78:5; 119:88 como também em Is.8:16,20.

- “Testemunho”, portanto, é um sinal, uma prova da lei do Senhor, uma demonstração, uma comprovação de que Deus havia dado Sua lei ao povo e que tal lei devia ser cumprida. Vê-se isto claramente na profecia de Isaías, em que o Senhor convida os Seus discípulos a não seguirem os caminhos tortuosos dos ímpios, mas, sim, a temer a Deus, a fazer o que Lhe era agradável (Is.8:11-22). Os discípulos são aqueles que têm como sinal a lei do Senhor, aqueles que têm testemunho, que são provas visíveis da santificação e do temor a Deus. O profeta já dizia aquilo que é repetido pelo poeta sacro Bruno Skolimovsky (1884-1961): “O povo de Deus aqui na Terra tem um sinal” (início da primeira estrofe do hino 455 da Harpa Cristã). Este sinal é o testemunho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs