Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2011

ANSIEDADE: Há controle e direção



Quero compartilhar com você algo que aprendi. Deixo claro que todos somos acometidos por situações estressantes. Esses estresses podem ser frutos de expectativas dos planos traçados, cuja execução gera em nós uma incerteza e/ou insegurança, enquanto aguardamos a realização das conquistas que planejamos. Entra em ação, então, a ansiedade que é controlada por muitas pessoas, todavia controla e domina outras tantas, evoluindo para quadros psico-neuróticos e do trato emocional, migrando para depressão e outros males.

Aqui, nesta postagem, vou tratar da questão ansiedade, mostrando que é possível "cortar o mal pela raíz" e viver bem. É sem dúvida alto ajuda. Calma, não errei ao digitar não, pois modéstia à parte meu português não é lá dos piores. Quando escrevi alto ajuda me referi e refiro à ajuda que nos vem do alto, dos céus, de Deus, enquanto que auto-ajuda é aquilo que permite erguer o ego das pessoas por meio de pensamentos positivos e outros meios e terapias. Aqui, digo que a alto ajuda é a mais correta prática de, por meio da fé n'Aquele que tem todo o poder, estarmos bem no sentido espiritual. E não tenho o menor receio de afirmar que estando bem espiritualmente podemos gozar de boa saúde física e mental.

Pois bem! Após estudar (ou reestudar) livros históricos da Bíblia, porém inspirados, conclui que o mal da emoção (para não dizer da depressão) acometeu grandes homens, entre os quais cito Saul e Davi, embora não tenho a pretensão de aprofundar nas particularidades nesta postagem. Evidentemente que as situações estressantes daqueles dias eram diferentes das que vivenciamos hoje. Mas, mesmo naqueles dias, a situação se apresentava de três maneiras: física, mental e espiritual.

O(a) leitor(a) pode até estar lendo este assunto com certa desconfiança, mas vem analisar a situação comigo, antes de dizer que estou falando asneira ou mudando os ensinos.

Primeiramente, lendo o Sl 42.11, assim como 43.5, em cujos versículos ficaremos com a linguagem original em hebraico de ambos ao dizerem: "Deus é a salvação de minha face", concluimos que a face ou rosto é o retrato do interior de uma pessoa, já que a alegria ou a perturbação interior se refletem no semblante. Quem ainda não encontrou alguém que parece viver o tempo todo chupando limão azedo ou tomando algo completamente ácido? Não raras vezes isso acontece!

Abrindo a Bíblia em Ec 8.1, veremos que "A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda." Gostaria de, por minha conta e risco, trocar a palavra sabedoria por Jesus Cristo para me referir ao fato de que tendo Jesus Cristo no coração se tem um impacto direto na face, afetando o nosso andar, nosso falar e o tom de nossas vozes.


A preocupação pode também endurecer a face de uma pessoa, assim como faz o pecado. É como se estivéssemos sujeitos a uma lei da física que diz que "toda ação tem uma re-ação (separei para fazer destaque). Mas nós que cremos em Deus não devemos nos preocupar (note: preocupar= pre-ocupar, isto é, ocupar antes, ocupar por antecedência), porque o Senhor está completamente ciente de nossas necessidades e problemas. Como humanos que somos, isso não nos parece fácil tarefa. Não foi assim quando Moisés conduzia o povo hebreu, ao chegar às margens do Rio Vermelho? Naquela situação não havia dúvida de que Deus estava com eles e Ele os guiava. Mas houve a pre-ocupação (é uma palavra só e sem hífem, fiz apenas destaque)com o que aconteceria. Também Pedro ao ver Jesus andar sobre as águas pediu que o Mestre o permitisse ter a mesma experiência. E andou. Mas então, por que começou a afundar? Além de ter sofrido a repreensão por causa da pequena fé que exercera, não se deixou levar por grande dose de preocupação?

Caro(a) leitor(a), aquele Pedro que andou sobre as águas e se ia afundando parece ter aprendido a lição, porque ele mesmo escreveu posteriormente: "Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós." 1Pe 5.7.

Traduzindo este escrito de Pedro para os nossos corações, devemos acreditar que o Senhor nos lembra que Ele se ocupa conosco. Ele sente nossas enfermidades e aflições, enfim, Ele está no controle de tudo e de todos.

Ao propor esta reflexão, quero que você compreenda comigo que a ansiedade é algo comum no ser humano, mas este precisa ter controle sobre ela. Caso contrário, ela rouba-nos a fé, posto que em parte a ansiedade torna-se em desespero (no sentido de não ter esperança, como digo: uma esperança na qual supomos ter certeza de que nosso intento não se realizará).

Se você verdadeiramente crê que Deus o(a) ama, embora possua em si ansiedade, essa crença (fé em Deus) se torna numa poderosa ferramenta para de fato deixar nas mãos de Deus todo cuidado e caminhar em gloriosa liberdade.

Encerro aqui, dizendo que precisamos ter em nós a mente de Cristo, porque n'Ele somos novas criaturas e, em sendo novas criaturas, tornamo-nos reflexo da glória de Cristo, pela ação do Espírito Santo, no amor do Pai e do Filho.

Paz seja sobre a nossa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs