Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

A TECNOLOGIA E A CRIMINALIDADE- CUIDADO! VOCÊ PODE SER UMA VÍTIMA

Quem ainda não recebeu ligações no celular dizendo que ganhou prêmios em uma promoção que nem sequer se inscreveu? E em sua caixa de entrada de e-mails aquelas velhas propagandas de clique aqui para receber seu prêmio e a memória do computador ir para o espaço? E, especialmente para aqueles que vivem em grandes cidades, as famosas chamadas telfônicas em que um parente ou amigo está sequestrado?

Pois bem, como se sabe, a tecnologia nos trouxe grandes avanços e oportunidades, mas foi capaz de dar novos meios de ação aos bandidos também.
Não são poucos os relatos de pessoas e mais pessoas que perderam muitos bens nestas emboscadas. Perde-se desde créditos de celular e altos custos em telefones fixos (porque os bandidos geralmente ligam a cobrar para residências)até bens de maior valor, até mesmo a própria vida.
No mundo globalizado em que vivemos, fica muito fácil conseguir dados de pessoas, já que ao comprarmos em lojas e lá deixamos nossos dados, consultamos sites e lá deixamos nossos dados, sem contar que empresas que possuem cadastros não têm lá a segurança necessária ou por formas que não são do nosso conhecimento divulgam nossos dados.
O que mais chama a minha atenção, contudo, é que as pessoas saem navegando pela internet e preenchendo formnulários em sites que não conhecem, não sabem quem são os proprietários, confirmam dados em e-mails e outros sem tomar o devido cuidado.
Se os bandidos tomam algumas medidas antes de realizar suas operações, precisamos agir na contra-mão deles. E uma dica minha é que os bandidos agem primeiramente tentando provocar um choque (emocional) na vítima escolhida, porque a vítima em choque não exercita suas faculdades mentais, ou seja, não faz uso da razão e assim colabora com o intento criminal. Por exemplo: se alguém te ligar dizendo que tem um parente ou amigo seu sequestrado, mantenha a calma e peça dados da suposta vítima, como roupa que ela está, idade e outras que você conhece. E não é só para sequestros, muitas vezes os golpistas dizem que um parente ou amigo está morto por acidente, que é do hospital e precisa de dados... não forneça dados. São várias as formas usadas para conseguir nossos endereços. Não se iluda. Outra coisa importante é que se você tiver ganho algum prêmio não precisa pagar nada para resgatá-lo e os dados necessários para o recebimento foram dados no momento da inscrição. Nenhum premiador é capaz de adivinhar quem somos nós, então, fuja desse tipo de situação.

As operadores de telefonia móvel fazem promoções onde repassam bônus, créditos, torpedos e até aparelhos novos para seus clientes, mas só para quem já é cliente. Se você receber um link de uma operadora tal em seu e-mail e você não for cliente nem tiver feito cadastro no site dessa empresa, então meu(Minha) caro(a), dê o fora.

IMPORTANTE: Quando abrir sua caixa de e-mail e ver link suspeito, passe o mouse sobre o link, sem clicar, que acima da sua barra de tarefas irá aparecer o endereço verdadeiro desse link. Se não conhecer, não clique.

O mais importante de tudo, porém, é acionar a Polícia em caso de suspeita de crime.
Sua vida vale muito e por isso mesmo zele por ela e não facilite a ação dos marginais.
Disque 190 e relate a situação.
Se a tentativa do bandido for em seu celular você tem o número que te ligou, informe-o à Polícia.

Muito cuidado também com a famosa saidinha do banco. Crime muito comum hoje em dia.
Quando precisar retirar dinheiro em caixas eletrônicos, faça-o em horários movimentados e dê preferência em ser atendido diretamente no caixa, dentro dos bancos ou, se não for possível, procure estar acompanhado de alguém confiável.
Comunique-se com a gerência sobre pessoas que estejam usando telefones dentro da agência (existem leis vigentes proibindo tal, verifique se é o caso do banco em que é cliente), pois isso pode ser indicativo de possível fraude ou fornecimento de informações sobre você (dinheiro sacado...) Também tome cuidado com o seu cartão, não pedindo ajuda de terceiros, pois para ajuda existe o pessoal autorizado e identificado. Comunique-se com a gerência do banco e dê preferência em possuir cartão com chip.

Infelizmente, nossa posição, atualmente, tem que ser a de um bom mineiro (tem que ser desconfiado de tudo e de todos), mas isso vale a nossa segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs