Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO? Dt 10.12,13



A Bíblia registra uma pergunta (que exige de nós uma resposta individual).
Lendo Dt 10.12,13 deparamo-nos com a pergunta: Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?

Nestes dois versículos, temos uma infinidade de assuntos, biblicamente ligados, sobre os quais poderíamos discorrer, mas vamos ficar com o que o Senhor nosso Deus requer, de acordo com o tema proposto: amar e serví-Lo de todo o nosso coração.
Outras várias passagens bíblicas vão nos falar deste mesmo objetivo, a exemplo de Dt. 4.29 e Hb 11.6.

Mas, por que razão o Senhor Deus estava dirigindo esta pergunta?

Eis que, no tempo deste escrito (Dt 10.12ss), os homens estavam voltados para meras formalidades religiosas externas, praticando sacrifícios, fazendo todo esforço possível para cumprir seus sacrifícios e demais formalidades. Com isso, não estavam se entregando a Deus como deveriam fazer.



A preocupação com o cumprimento das obrigações cerimoniais lhes impediam de amar a Deus de verdade e se dirigir a Ele com temor e amor de coração. A fidelidade a Deus estava comprometida por causa de ritos. E os ritos faziam com que eles não sentissem a necessidade de Deus. Os sacrifícios lhes prestava o serviço de perdão de pecados e assim o perdoador era esquecido.

Talvez hoje em dia nossa situação não é diferente! Nestes dias, a fé e o amor provenientes do coração também são essenciais ao nosso relacionamento íntimo com Deus (Jo 21.15; Cl 3.4).


A freqüencia na leitura das Escrituras, na oração, na participação ativa (prefiro colocar aspas na ativa, para enfocar este caso) na vida congregacional e até mesmo na participação da Ceia do Senhor, sem uma devoção realmente sincera a Deus, podem nos tornar legalistas, ou seja, praticantes do legalismo, tal como fizeram os gálatas e o povo do AT.

A obediência exterior e as práticas religiosas corretas têm valor e sentido somente quando são frutos de nossa comunhão com Jesus Cristo, mediante uma fé sincera n'Ele e com amor por Ele, por aquilo que Ele é, e pelo que tem feito por nós.

E o assunto que estamos abordando, biblicamente falando, vai mais além, porque junto de uma pergunta, nos propõe uma resposta alternativa e corretiva. Veja:

Dt 10.12 “... que é que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?

A pergunta, neste caso, vem seguida de resposta. Que é Ele pede de ti? Que temas o Senhor teu Deus e que ande em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma...

Cabe aqui perguntar à consciência cristã de cada um de nós se estamos vivendo isso. Se nos propusemos a servir a Deus desta maneira ou estamos a “tapar o sol com a peneira”. Estamos na congregação para cumprir ritos?

Alguém poderia me dizer que vai aos cultos porque é regente de coral ou grupo de louvor, outro ainda porque tem um cargo e outro ainda para tomar a santa ceia e outros verem.

Meus amados, se estivermos agindo assim, estamos errados.

Não estou a afirmar que não se deva ir à igreja nestes casos, mas estes casos devem representar uma situação secundária. Sou salvo, amo a Deus de todo meu coração e com toda a minha alma e por isso participo das atividades da congregação, por isso dou testemunho na posição que Deus tem me colocado.

Vejo nesta questão um perigo, já que houve um tempo em que os cristãos estavam voltados para as questões judaicas de crlebrarem ritos, apenas isso. E Paulo os combate veementemente. Basta ler a Carta de Paulo aos Gálatas.

Estamos estudando o 2º trimestre da Escola Bíblica Dominical, da CPAD, e aprendendo mais acerca do Espírito Santo. E podemos acrescentar que uma das razões pelas quais muitos cristãos de nosso tempo já não sentem mais a presença do Espírito Santo porque não se alistam na Escola do Consolador. Não aprendem corretamente com Ele e por isso não se deixam encher da plenitude do Paráclito.

Muitas vezes nos deparamos com irmãos que acabam de se converter e logo recebem o Batismo no Espírito Santo, por vezes até antes do batismo em águas. E alguns crentes “velhos” ficam enciumados, mas não se propõem a entender que o temor ao Senhor e o coração totalmente voltado para Deus foram suficientes para a conexão do irmão com o Espírito do Senhor.

Precisamos agir de modo a ficarmos na posição de Deus!

A conversão que experimentamos um dia deve ser vivida cada dia de nossa vida e assim o Senhor vai nos aperfeiçoando e mantendo contato conosco.

Mas precisamos amá-Lo de todo nosso coração.

Deus abençoe nossas vidas em Cristo Jesus!

2 comentários:

  1. Ótima mensagem meu irmão! É necessário viver o verdadeiro evangelho (E não apenas cumprir compromissos marcados). Como diz Jo 3.3... É necessário nascer de novo! Deus espera mais de cada um. Maravilha de mensagem! Que Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém. Obrigado por sua visita e comentário. Deus abençoe sua vida e ministério em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs