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terça-feira, 19 de julho de 2011

A REVELAÇÃO DA TRINDADE


A REVELAÇÃO DA TRINDADE
Por Giovani Nery 19/07/2011

Estive fazendo um estudo estes dias à respeito da Trindade.
Quero compartilhar com os irmãos, seguidores e leitores deste blog e o faço agora.

À luz das Sagradas Escrituras, acreditamos na existência de Deus, o qual se manifesta distintamente em três pessoas. As três pessoas são tão intimamente ligadas que formam uma unidade perfeita. E esta unidade perfeita recebe o nome de Trindade (seria triunidade, i.e. três unidades, mas por se tratar de um só Deus Trindade).
Nesta postagem-estudo quero discorrer e defender a existência comprovada da Trindade, isto é, da existência e do poderio do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Não cremos em três deuses, e sim em um só DEUS, conforme escreve o apóstolo Paulo aos Efésios (Ef 4.4-6). Deus constitui-se a si mesmo essencialmente Uno (Dt 6.4; Is 44.6 e Tg 2.19), porém manifestadamente Trino. Deus é uma Trindade, id est,três pessoas (distintas) em um só Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A ação da Trindade revela-se clara e insofismavelmente nas escrituras. Vejamos algumas expressões (note que não citarei os versículos integralmente, por haver apontado as referências):
- Gn 1.26 : "... façamos ...", "... nossa ...";
- Gn 3.22 : "... é como um de nós..."
- Gn 11.5,7 : "... desçamos e confundamos..."
Além dessas passagens, vemos outra particularidade: a) o Espírito Santo falando pelo (através do) profeta e b) o Espírito Santo falando em nome do Senhor e d) dando o sinal - o nascimento do filho.
Em Is 63.9,10 lemos: a) Deus angustiado- b) o Anjo de sua face e c) Constristaram o Espírito Santo.
Ainda temos outras passagens, como veremos:
- Mt 3.16,17 : a) o Filho sendo batizado b) o Espírito Santo vindo sobre Ele e c) o Pai, dos céus, aprovando o Filho;
- Mt 28.19 : o batismo deve ser em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
- Lc 24.49 : a) O Filho prometendo enviar; b) a promessa do Pai; c) o Espírito Santo (At 1.4,5)
- Jo 15.16 : a) o Filho prometendo; b) rogar ao Pai; c) para enviar o Espírito Santo
- Jo 15.26 : a) o Filho prometendo; b) enviar o Espírito Santo; c) da parte do Pai
2Co 13.13 : a) a graça de Jesus Cristo (Filho); b) o amor de Deus (Pai); c) e a comunhão do Espírito Santo

QUEM É DEUS?
Deus é espírito (Jo 4.24), infinito e eterno (Ex 3.14; Sl 90.2; Dt 33.27; 1Tm 1.17), imutável em seu ser (Ml 3.6; Tg 1.17; Sl 102.27), sabedoria (Sl 104.24; Ef 1.8; Rm 11.33), poder (Sl 62.11; 1Cr 29.12), santidade (Is 6.3; Sl 99.9), justiça (Sl 145.17; IJo 1.9; Dn 9.14), bondade (Sl 23.6; Sl 31.19; Sl 52.1; Mt 19.17) e verdade (Sl 100.5; Sl 146.6 e 2Tm 2.13).
Deus revela-se a si mesmo, fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome (Ex6.2; Ex 34.5,7 e Ex 3.15).

Podemos dizer:
a) que o Pai é Deus (Mt 11.25; Jo 6.27; Jo 8.41; Rm 15.6; 1Co 8.6; Gl 1.1; Gl 3.4; Ef 4.6; ITs 1.27; IPe 1.2; Jd 1
b) que o Filho é Deus (Sl 45.6; Hb 1.8; Jo 1.1,18; Jo 20.28; Jo 10.30; At 20.28; Rm 9.5; Cl 2.9; Fp 2.6; 2Pe 1.1; IJo 5.20. Ele se representa a si mesmo como o Deus da Aliança (Gn 17.1-21; Ex 24.1-8; Hb 12.24; IPe 1.1,2; Hb 13.8; Jo 8.58). Examinemos também Is 40.3; Lc 1.76; Jo 3.28; Is 61.1-3; Jo 12.41; Jo 12.35-40; 1Co 10.9; Nm21.5,6; Jl 2.31,32; Rm 10.13; Ap 6.16,17.
c) que o Espírito Santo é Deus (At 5.3,4; 1Co 2.10,11; Ef 2.22; 1Co 3.16.


OS PRINCIPAIS NOMES PELOS QUAIS DEUS É CONHECIDO NAS ESCRITURAS SAGRADAS
1- El- designa Deus como o Forte, o Primeiro, o Poderoso, a Origem de tudo (Gn 14.18)
2- Elohim- Traduz Deus e o vocábulo está no plural. Refere-se ao Senhor como Criador e Administrador do Universo. Literalmente, Elohim significa "o que põe o poder para fora". (Gn 1.1; Gn 2.3)
3- Eloah- É singular de Elohim. Fala e define Deus como o único Deus (Sl 18.31)
4- Elah- Corresponde ao nome de Eloah da língua hebráica. Elah é um nome de origem caldáica e interpreta Deus como vivo e verdadeiro (aparece em Esdras e em Daniel "Deus vivo e verdadeiro")
5- Jeovah - É traduzido por Deus ou Senhor. Expressa a autoridade do Deus auto-existente (existe por si mesmo). Tem sua origem no verbo ser, em hebráico: IWVH. Inclui os três tempos verbais: pretérito (passado), presente e futuro: "Ele que era, que é e que há de vir" Ex 3.14; Ex 6.3-4. Este é o nome nacional de Deus entre os judeus.
Existem várias composições do nome de Deus, nas quais aparece Jeovah:
a) Jeovah Hosseu- o Senhor que nos criou (Sl 95.6;
b) Jeovah Jiré- o Senhor que provê (Gn 22.14;
c) Jeovah Shalom- o Senhor que é paz (Jr 6.24)
d) Jeovah Rafa- o Senhor que (nos) cura (Ex 15.26)
e) Jeovah Eloheka- o Senhor teu Deus (Dt 16.1)
f) Jeovah Nissi- o Senhor é nossa bandeira (Ex 17.15)
g) Jeovah Raha- o Senhor é meu pastor (Sl 23.1)
h) Jeovah Samá- o Senhor está aqui (Ez 48.35)
i) Jeovah El- o Senhor que é Deus da verdade (Sl 31.5)
j) Jeovah Tsideneku- o Senhor é nossa justiça (Jr 23.6)

6- Adonay- Essa palavra vem do vocábulo ADON, que significa Senhor, em hebráico. O sentido de Adon é "Meu Senhor". Define a Deus como Mestre, Senhor e Dono de seu povo. A palavra Adonay sugere o seguinte conceito:
a) autoridade (Ez 16.3)
b) poder (Is 61.1)
c) deidade (divindade) Sl 35.23
d) reverência Dn 9.3
e) responsabilidade Is 6.8-11
f) posse ou parentesco Sl 16.2

O Pai, o Filho e o Espírito Santo são, pessoalmente, distintos um do outro, e se entendem perfeitamente entre si. Amam-se, honram-se mutuamente (Jo 15.26; Jo 16.13,14; Jo 17.8; Jo 17.18-23; Is 11.2; ICo 2.10,11.
Contudo, há um só Deus e dizemos não só que cada UM é Deus, mas que cada um é o mesmo Deus.

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