Seguidores

Minha foto
BEM VINDO(A)! A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO! VOLTE SEMPRE!!! DEUS ABENÇOE SUA VIDA EM CRISTO JESUS!!! MEU CONTATO NO MSN: ananias_santos@hotmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

DENGUE


Me dirijo a todos os leitores e seguidores deste blog para o caso de uma doença que vem ganhando espaço.
E infelizmente por culpa nossa, visto que a DENGUE é contraída por meio do mosquito aedes Aegypti. Este mosquito tem seu ciclo de vida em torno da água limpa e parada. A água por ele utilizada pode ser derivada de chuva, acumulada nos quintais de residências e terrenos baldios, assim como em caixas d'água sem tampa, vasos sanitários de casas fechadas e outros recipientes abandonados.
O mosquito deposita seus ovos na água ou mesmo em recipientes secos com probabilidade de virem a captar água. No caso de locais secos, os ovos podem permanecer ali cerca de 1 ano. O fato do mosquito depositar ovos em lugares secos se dá em face dele possuir detecção natural de onde há possibilidade de haver água ou também pela escassez de recipientes com água nas imediações.
A fêmea, após o acasalamento, necessita de sangue para elevar sua temperatura e colocar seus ovos, razão pela qual somente ela pica o ser humano.
Nem sempre a pessoa picada fica doente, tendo em vista que o mosquito que a picar precisa ser hospedeiro da doença (vírus DEN1, 2, 3 ou 4). Mas isto não nos deve colocar em situação de comodismo, pois é bem provável essa ocorrência, especialmente em casos de surtos e ocorrência da doença na região.


A dengue é uma doença transmitida pelo pequeno inimigo, que tem grande potencial, já para sua proliferação depende de água, como já dissemos.
Por isso, devemos envidar nossos esforços em conversar com vizinhos, parentes e amigos, a fim de transmitirmos as informações e mobilizarmos a todos para que o mosquito não consiga local para realizar seu ciclo.
em situações normais (tempo), de 7 a 10 dias, os ovos eclodem na água e se tornam em mosquito, passando pelas fases de larva e pupa. Antigamente era chamado simplesmente de micróbio, mas estudos e experiências vieram a declarar que se tratava de mosquitos cumprindo ciclo de vida na água.

SITUAÇÃO DA DENGUE NO BASIL (VIDE FOTO ABAIXO)




O QUE FAZER?
Conversar com parentes, amigos, vizinhos para conscientizar sobre a destinação regular e legal do lixo; limpeza do quintal e terrenos baldios, fiscalização do trabalho dos agentes de Saúde e profissionais públicos da área.
O ideal é remover todos os recipientes dos quintais e dentro de casa. Porém, eu recomendo que antes de remover os recipientes seja verificado nos mesmos se não há água com "bichinhos" que se movimentam formando um "s" na água. Neste caso, acionar agentes de saúde para que seja possível pesquisar se realmente se trata de mosquito aedes Aegypti.
Uma situação que vem ganhando bastante espaço, é a proliferação do mosquito a partir de vasos de plantas e bebedouros de animais domésticos, além de caixas d'água e vasos sanitários. Recomenda-se que os vasos de plantas sejam escoados logo que a água ficar acumulada nos pratos e que as caixas d'água sejam vedadas e limpas periodicamente (pelo menos a cada 6 meses) com solução de cloro. Já os bebedouros de água dos animais, devem estes serem lavados com escova e sabão, pelo menos 1 vez a cada 7 dias.




Não se esqueça. DENGUE MATA!
Por isso, não se preocupe somente com o seu quintal ou domicílio, mas ajude a evitar a propagação da doença com o fornecimento de informações aos desavisados.

Façamos a nossa parte para que possamos aproveitar o verão sem nenhum transtorno pela visita indesejável do Aedes Aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs